Formatura do Curso de Língua Portuguesa para Migrantes
A turma do curso de Língua Portuguesa para migrantes do projeto Vozes que Constroem Caminhos para o Futuro realiza sua formatura neste sábado, 6, às 9h, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio. O curso buscou apoiar a integração social, cultural e profissional dos participantes por meio de uma aprendizagem humanizada da língua portuguesa. Esta é uma iniciativa da Casa dos Imigrantes e Refugiados do RS (CIRRS), com apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a Universidade La Salle e a Secretaria da Cultura de Esteio.
O presidente do CIRRS, Geraldino Kanhanga, destaca que o domínio progressivo da língua tem impacto direto no processo de inclusão. “A aprendizagem do português é uma porta de entrada para que esses imigrantes possam participar plenamente da vida social e econômica. Não se trata apenas de entender um idioma, mas de fortalecer vínculos, acessar direitos e construir autonomia no cotidiano”, afirmou.
A cerimônia reunirá 18 alunos, professores e as instituições envolvidas, com entrega de certificados e confraternização para marcar o encerramento do projeto. Segundo as professoras Lilia Souza e Priscila Hoffmann, o objetivo foi fortalecer a confiança dos estudantes e mostrar que a comunicação eficaz é prioridade, independente do sotaque ou da variedade do português utilizada.
A formatura marca o encerramento da formação iniciada em setembro e que teve 40 horas de duração. O curso combinou conteúdos estruturados, como cumprimentos básicos, vocabulário cotidiano, gramática inicial, produção textual e temas da vida prática no Brasil, com debates a partir de obras literárias, como Olhos d’água, da autora Conceição Evaristo, e Venha ver o Pôr do Sol, de Lygia Fagundes Telles.
Os alunos relataram avanços significativos ao longo das aulas, desde maior segurança para se comunicar no trabalho e no comércio até a ampliação do vocabulário e compreensão da cultura local. “O curso ajudou muito a minha confiança. Aprendi vocabulário, essencial para situações práticas, tirou as minha dúvidas em algumas coisas e me ajudou a entender melhor o modo de pensar das pessoas que falam este idioma”, afirmou a venezuelana Eugenia Pérez.
Sobre a CIRRS
A Casa dos Imigrantes e Refugiados do Rio Grande do Sul (CIRRS) é uma organização não-governamental dedicada a acolher, apoiar e promover a integração de imigrantes e refugiados em solo gaúcho. Atua com serviços concretos que ajudam pessoas a reconstruírem suas vidas com dignidade, autonomia e segurança.
Serviço
- O que: Formatura do curso de língua portuguesa para imigrantes
- Quando: Sábado, 6, às 9h
- Onde: Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio



